sexta-feira, 23 de maio de 2014

Com a palavra, o público!

Aqui vão alguns depoimentos de quem foi assistir "Nina, o monstro e o coração perdido". Algumas pessoas ligadas à arte, outras não. Por isso a importância desse olhar diverso sobre o nosso trabalho.

A todos, agradecemos do fundo do coração.

"O que me "comove"? Quero dizer com essa palavra aquilo que com-move, move junto, que me tira do lugar, me arrasta do meu possível. "Movimentar, perturbar, agitar”,“deslocar", "mover”, enfim: brincar! O espetáculo "Nina, o monstro e o coração perdido" está em resistência ao nosso tempo tecnológico, sim! Não é o computador, o tamagoshi ( esse é velho) o tablet, ou um vídeo que te fará feliz, é a comunicação estabelecida. Estamos nos movendo junto, brincando numa interação não verbal. Os atores são ora personagens, ora "simplesmente" atores contando uma história que nos interessa: diz de humanidade. De constituição como pessoa. De ser imperfeito. De sentir as coisas sempre de modo diferente, em movimento. De não estar seguro, de não ter verdades prontas. Definitivas! De ter um monstro como amigo. De querer parar o coração de vez em quando. De poder pensar que até o hábito alimentar pode ser mudado quando se tem uma verdade maior. Me comovo em ver uma produção assim sendo realizada para crianças, deixando arestas, deixando espaço para pensar. Quanto à plasticidade, nem se fala: saber que a mão do ator está presente em tudo isso me dá ainda maior prazer. A honestidade e a poesia nos impregna. Obrigada!"
Por Simone Rasslan - via Facebook

"Quem ainda não viu... Ainda pode ver este final de semana. Nina,o monstro e o coração perdido, de Lucia Bendati , é um espetáculo lindo, emocionante, criativo, bem acabado... Honra o teatro infantil e às crianças - que merecem uma programação de qualidade! O elenco, em especial a protagonista, é excelente...estão todos de parabéns também... No final da peça me vi com os olhos cheios de lágrimas, pq, assim como a Nina, às vezes eu choro quando fico feliz.... E, meu coração se encheu de emoção e felicidade por estar diante de espetáculo tão bonito e delicado... Papais, mamães, colegas.. NÃO DEIXEM DE IR! Faz bem à alma ver algo tão bonito e os pequenos merecem esse carinho... Alvaro RosaCosta, é redundante te dar parabéns, tu é o cara, sou tua fã, meu amigo, teu trabalho está, também, maravilhoso! Lú, todo o sucesso do mundo pra Nina, pra ti e pra esse baita time..."
Por Juliana Barros - via Facebook

"Foi com muita alegria que assisti e fotografei esse belíssimo espetáculo.
Fiquei emocionada, fiquei sensibilizada e mais uma vez, fiquei agradecida pela oportunidade de trabalhar com pessoas que eu admiro e que acima de tudo, fazem generosamente, Arte!
Obrigada Lucia Bendati e Larissa Sanguiné."
Por Luciane Pires Ferreira - via Facebook

"A delicadeza com a qual toda a equipe do espetáculo de teatro para crianças Nina, o monstro e o coração perdido trabalhou é luminosa. Partindo da dramaturgia, de Martina Schreiner, a diretora Lúcia Bendati, assistida por Larissa Sanguiné, entregam ao público um produto de qualidade, bem acabado em todos os aspectos, e visualmente muito estimulante. Com uma estrutura narrativa bastante cara ao teatro para crianças (a de atores-narradores que, ao mesmo tempo em que contam a história, a encenam), o espetáculo encanta em vários momentos, pelo carisma dos atores, pelo jogo afiado que se instala entre eles, e pela alegria que demonstram em contar a história. Versáteis e muito talentosos, Alex Limberger, Gustavo Dienstmann e Valquíria Cardoso se desdobram em várias figuras, para contar a saga da busca do coração de Nina, que havia se desfeito dele por não querer mais ter as inevitáveis mudanças de humor, entre alegria e tristeza e seus matizes. Mesmo que haja um grande equilíbrio entre os atores, no sentido de qualidade atorial, fiquei feliz em conhecer o trabalho de Alex Limberger, o único que ainda não havia visto em cena: dono de uma linda voz, e de um completo domínio de seus recursos físicos, Alex tem uma segurança e uma sutileza em cena que são realmente merecedores de registro. Encantadores também são os figurinos, criados por Gustavo, Valquíria e Martina, e a cenografia, bolada por Alex e Martina. Aliás, fiquei bem impressionado com a cenografia, que, de tão simples, atinge um alto grau de sofisticação metafórica, a partir da utilização de escadas que se desdobram, se desmontam, se unem, transmitindo a ideia de escalada, e por sua vez, de trajetória rumo ao coração perdido. Perfeito.
Espetáculos como Nina, o monstro e o coração perdido são muito importantes no panorama do teatro local, pois mostram o quão rica pode ser uma experiência cênica ao vivo, sem a intermediação de telastouch screen ou consoles de videogame. Por um pouco mais de uma hora, os espectadores, adultos e crianças, deixaram-se envolver pelo jogo proposto no palco, muito bem humorado, mas de seguidas arremetidas poéticas. Belo espetáculo, que deverá ter carreira longa, assim espero."
Por Marcelo Ádams - no blog Impressões Digitais

"Hoje, assistimos ao espetáculo "Nina, o monstro e o coração perdido", com direção de Lucia Bendati, ao lado de uma equipe de primeira. Fiquei muito feliz ao ver o cuidado estético e pedagógico do trabalho, buscando enfocar a tristeza de forma lúdica e sensível. O espetáculo é muito divertido e poético, com uma trilha sonora linda de Alvaro RosaCosta e Beto Chedid. Muito bacana a engenhosidade criativa do cenário e a beleza dos figurinos (criados pelos atores!!!). Percebe-se um grande envolvimento afetivo de toda a equipe. Nesse sentido, o que mais me emocionou foi ver que o coração que Nina perdeu, jamais é perdido pela sensível atuação de Valquiria Cardoso, Alex Limberger e Gustavo Dienstmann. Que legal perceber o carinho e a entrega de toda essa equipe pelo trabalho. Todos estão extremamente envolvidos com a proposta. Lindo de ver! Parabéns!
Para melhorar minha percepção sobre o trabalho, meu filho, de 5 anos, acabou de desenhar um pequeno coração, que embrulhou com cuidado e me entregou de presente. Me ajudou a desembrulhar, com muito carinho, colocou o coração em meu peito e me deu um beijo."
Por Viviane Juguero - Via Facebook

"Não precisa de tecnologias, mesmo que pequenas, para fazer espetáculo de qualidade.
Pra mim, Nina é o mais puro teatro. Simples, porém cheio de riquezas. Extremamente singelo, delicado... É tipo... Impossível não se deixar sorrir imperceptivelmente, inconscientemente em pelo menos uns três, quatro momentos. Mesmo que não esteja curtindo, sabe?
Acho o espetáculo puro. Em todos os sentidos. Genuíno."
Por Rubia Esmeris - via Facebook

"Espetáculo infantil?? Tenho certeza que os adultos que assistiram lembraram da infância, lembraram de quantas vezes o "pássaro que rouba corações" já os atacou... Será que temos a ajuda do nosso "monstro amigo" para reavermos os nossos corações e voltarmos a sorrir e a chorar? Lindo... Muito lindo...
Valquiria, Alex e Gustavo... Me fizeram voltar hoje, pelo menos em uma hora, a ser criança novamente... E lembrar que devemos sempre mantermos nossos corações batendo forte e sentindo todas as emoções brotarem e se renovarem, a cada dia... Quem puder assista... Vale muito a pena... Quem sabe vocês também possam voltar à infância e sentir seus corações baterem mais forte e com mais alegria...
Parabéns também à diretora e todo o grupo da produção deste espetáculo. O sucesso não depende somente da parte que podemos visualizar, mas de todas as pessoas que contribuem para que uma ideia seja bem realizada.
Parabéns a todos!"
Por Silvio Fraga - via Facebook

"Hoje fui ao teatro com minhas crianças do TEPA Colégio João XXIII, pais, mães, amiguinhos, primos e minha parceirona de trabalho Luiza Carmona. Uma galera reunida para viver um espetáculo juntos, respirando o mesmo ar e saboreando as mesmas emoções.
Nós esperávamos pouca coisa (hehehehehehe!): Uma temática consistente ao mesmo tempo que contada de uma forma divertida, um cenário criativo, figurinos bem elaborados, uma luz com climas e sensações, uma trilha envolvente, um elenco carismático e competente, uma bela marcação de cenas e uma direção cuidadosa. Nina, O Monstro e o Coração Perdido nos proporcionou tudo isto! Certamente houve muita identificação e surpresas! E foi muito importante para mim assistir às emoções estampadas nas carinhas dos pequenos, uns tão entontecidos que saíram porta a fora esquecendo de ficar pra fazer fotos com o elenco! Outros já indo abraçar os atores feito gente de casa. Os pais tão sorridentes quanto as crianças. Alguns aparentando a viagem que fizeram, mais crianças do que suas crianças naquele momento.
Já sei que a próxima aula vai ser sobre tudo isto que trocamos. Todos falando ao mesmo tempo loucamente! Todos querendo ser a Nina, o Monstro, a Ave, o Menino...todos descrevendo do seu jeito a mesma história compartilhada! E que a NIna abriu um grande precedente para nossas próximas aventuras!
Valeu! Lucia Bendati, Larissa Sanguiné, Alvaro RosaCosta, Valquíria Cardoso, Alex Limberger, Gustavo Dienstmann, Ricardo Vivian, Rodrigo Ruiz e toda equipe que é grande. Graças aos deuses do teatro!"
Por Lisiane Medeiros - via Facebook

"Amamos! Recomendamos!! Penúltimo final de semana pessoal! Nina, o Monstro e o Coração perdido. Poesia cenográfica e musical. Obrigado pela alegria deste sábado amigos Lucia Bendati e Alvaro RosaCosta, talentosos diretora e diretor musical, além dos primorosos atores. Encantador, sensível, doce!!!"

Por Fábio Silveira - via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário